Comemorações do 50º aniversário do CCD

  

O CCD do município de Loures comemora em 2016 cinquenta anos de existência!

No passado dia 26 de Novembro, foi celebrada a efeméride com uma sessão comemorativa no refeitório municipal da CML, que incluiu também jantar e música ao vivo. Entre associados, corpos diretivos, convidados e colaboradores, estiveram presentes cerca de 200 pessoas em alegre e salutar convívio!

Ao assinalar tão importante data, teve o CCD a honra de ter presentes, entre outros ilustres convidados, o senhor presidente da Câmara Municipal de Loures Bernardino Soares, a sra. presidente da Assembleia Municipal de Loures Fernanda Cardoso Santos, o sr. administrador dos Simar António Pombinho, a sra. vereadora Eugénia Coelho, a sra. vereadora Sónia Paixão e o sr. representante da Confederação Portuguesa das Coletividades João Alexandre. Realçamos também a presença de três dos sócios fundadores desta instituição: o sr. Armando Sobrinho, o sr. Joaquim Oliveira e o sr. Pedro Baltazar.

Transcreve-se de seguida a intervenção de Orlanda Rodrigues, presidente da direção do CCD em exercício, na sessão comemorativa:

“Começo por agradecer à Câmara Municipal de Loures, na pessoa na Senhora Vereadora Eugénia Coelho, a oferta ao CCDML deste jantar convívio o que possibilitou que este não tivesse custos para os nossos associados.

Agradeço também a presença do Sr. João Alexandre 1º Secretário da Confederação Portuguesa das Coletividades.

Um último agradecimento para a todos os trabalhadores do Centro de Cultura e Desporto do Município de Loures, que com a sua força de trabalho têm sido determinantes para que esta Associação se mantenha viva.

Exmas. Senhoras e Senhores,

São 50 anos de história, de pessoas,  desporto,  cultura e apoio social aos trabalhadores do Município de Loures.

Passados 50 anos, é impossível não relembrar os sócios fundadores desta casa e todos os que  trabalharam nesta casa em prol do seu bom funcionamento.

Quero assinalar que ao longo destes anos sempre tem existido uma salutar convivência com as diversas Administrações que tem estado à frente dos destinos do Concelho de Loures. O CCDML tem ainda sido um parceiro do Município em várias vertentes como são exemplo:

A exploração dos bares, de acordo com os interesses da Administração.

A organização da Festa de Natal para os filhos dos trabalhadores do Município.

Decorrente da alteração ocorrida nos Serviços Municipalizados, agora SIMAR, há existência de Empresas Municipais e da efetiva desatualização, à realidade atual, dos estatutos pelos quais se regia a Associação, foram em 2015 aprovados e publicados novos Estatutos que permitem a todos os trabalhadores, com vínculo de trabalho ao Município de Loures, serem sócios de pleno direito do CCDML.

Este novo normativo permite que os trabalhadores aposentados mantenham todos os direitos e deveres que os trabalhadores no ativo, o que não acontecia anteriormente.

Tem a Direção do CCDML para com os associados sete compromissos a atingir durante os seus quatro anos de mandato dos quais realçamos:

  • Prosseguir as negociações com a Câmara Municipal e os SIMAR, no sentido de ampliar o apoio social para os trabalhadores.
  • Rever o protocolo de gestão dos bares municipais e melhorar as condições físicas dos mesmos.
  • Promover a oferta desportiva e cultural que vá ao encontro dos interesses dos associados.
  • Reaproximar à vida do CCDML os associados aposentados.

No entanto é com preocupação que registamos a estagnação  do número de associados CCDML mantendo-se o universo de em cerca de 1800 associados.

Há trabalhadores que afirmam que o CCDML não tem nada para oferecer, mas o que verificamos é que muitos desconhecem em absoluto os protocolos e os serviços que o CCDML disponibiliza aos seus associados. – Basta consultar o sítio do CCDML para saber.

Se em 1966 foi fácil criar esta instituição e garantir o seu funcionamento sem sobressaltos, porque era uma criação do próprio Estado, hoje já não o é!

Os dias  que correm são difíceis para todos, bem o sabemos, e o movimento associativo não foge à regra, e atravessa dias complicados. Lutamos com a menos disponibilidade financeira dos sócios e da comunidade em geral.

As várias direções deste Centro, todas elas têm deixado, de alguma forma, a sua marca no registo da história desta Associação. Muitos foram os colegas da CML e dos SIMAR que têm disponibilizado o seu tempo para que o CCD continue a sua missão.

Termino, reafirmando que a actual Direcção persiste na vontade de trabalhar e continuar a manter esta casa aberta. E enquanto houver pessoas com esta vontade, temos a certeza que o Centro de Cultura e Desporto do Município de Loures continuará a existir por muitos anos.

Não posso terminar sem um agradecimento muito especial ao Coro  do CCDMO que acolheu de imediato o nosso convite para estar presente nesta efeméride.

E mais uma vez obrigado a todos pela Vossa presença neste 50 aniversário do CCDML!“