Caminhada em ALCÁCER DO SAL

Aconteceu em 28 de Maio de 2016

Alcácer do Sal foi o local escolhido para lançar uma nova atividade do CCDML, “Caminhada”, que foi complementada com uma visita a algumas pitorescas aldeias da região.

 

Apesar do dia em Loures amanhecer com chuva a ameaçar o programa, na verdade a boa disposição e alegria dos participantes rapidamente se alastrou e o mau tempo ficou para trás.

 

Em Alcácer do Sal o grupo teve a companhia do guia da Área do Turismo da Câmara Municipal, Sr. Rui Damião, que nos proporcionou um interessante roteiro de visita e caminhada. O circuito de cerca de 13Km, de dificuldade baixa, permitiu conhecer no início a Igreja do Sr. dos Mártires e a Capela de São Bartolomeu, passando logo depois aos campos da região que é sobejamente conhecida pelos seus pinhais e arrozais.

 

No final da manhã e da caminhada o grupo reuniu-se para o almoço piquenique, junto às margens do rio Sado, que foi mais um momento de agradável convívio.

 

Durante a tarde o passeio continuou com a visita às aldeias da região, como por exemplo a Carrasqueira, povoado de pescadores integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado, onde foi possível admirar o curioso porto de pesca palafítico e ter uma boa perspetiva sobre os sapais do estuário. Visitou-se também a pequena aldeia de Santa Susana, com as suas casas brancas e faixa azul a sobressair na paisagem, passando-se pela igreja para conhecer as suas duas magníficas pinturas sobre madeira, do séc. XVI, e ainda pelo seu simpático teatro.

 

No final do dia ainda deu tempo para visitar a aldeia de Santa Catarina que estava em festa e apreciar os petiscos locais, antes de iniciar o regresso a Loures.

Foi um dia muito agradável! O CCDML agradece a todos os participantes!